-
Arquitetos: David Lobo, Filipe Pina
- Área: 580 m²
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. Muro para Todos é desde logo uma homenagem aos moradores da aldeia, ao respeitado Senhor Ílidio Clemente que cedeu o terreno, mas principalmente aos que cooperaram e participaram para que esta obra fosse possivel. Através de um processo participativo, a Freguesia decidiu que se devia dar lugar a um espaço global e comunitário, esse era o passo prioritário na melhoria das condições de vida dos moradores, um espaço que pudesse ser partilhado por todos.
Um lugar onde quase tudo pudesse acontecer: parque de estacionamento, garagem para a Junta de Freguesia, instalações sanitárias públicas, cozinha/bar, espaço de lazer na cobertura, mas principalmente um ponto de encontro. O parque localiza-se agora no centro da aldeia. Juntaram-se todos os intervenientes: os representantes da Freguesia, os Arquitectos, os Construtores, os Designers, os Electricistas, os Canalizadores, sem esquecer os Moradores e todos aqueles que para a obra cooperaram.
O principal objecivo era criar novamente um muro (esse muro que outrora foi demolido). Todas as suas funcões deviam ser “ocultas” e o muro novamente evidenciado. A fachada principal (e a única) implantada na cota inferior (contígua à estrada), provoca assim a ideia de sucalco que faz fronteira com as terras de cultivo a Sul e a aldeia a Norte. Foi inaugurado em Agosto de 2018.